terça-feira, 28 de abril de 2015

AMOR OU DEPENDÊNCIA - RESULTADOS E AGRADECIMENTOS

Iniciamos o sábado (25/04/2015) discutindo as definições do Amor e da Dependência Emocional. Interpretações que por vezes são equivocadas, outrora deixam dúvidas entre o que é uma ação “normal” de um transtorno mental.
A relevância do tema se dá exatamente por sermos seres sociais, independente se há parentesco ou não as ações de sujeito A pode interferir no cotidiano de qualquer outra pessoa. Assim um relacionamento doente pode produzir diversas vítimas!
Muito se discute sobre o papel e responsabilidade da família, mas cabe a cada um fazer o que for possível para a manutenção de uma sociedade equilibrada.
Aprofundar acerca destas definições inicialmente foi um singelo desejo de apresentar a “doença” definida pelo DSM como Transtorno de Personalidade Dependente (CID.10 é F60.7), que se refere as pessoas com necessidade excessiva dos outros, seja para auxiliar em tarefas, tomada de decisões, por se sentirem mais seguras...geralmente sujeitos com perfil passivo, permitem que outros lhe direcionem a vida. Com amplo temor de serem abandonados ou rejeitados, reprimindo seus desejos para realizar os do outro. E não ficamos apenas nas relações conjugais, o transtorno é facilmente identificado entre pais e filhos, amigos, etc.


E é exatamente o mais importante na Psicologia, poder compartilhar, discutir, ampliar conhecimento sobre temas essenciais ao cotidiano de qualquer mortal e a sociedade geral! Quanto mais se tem conhecimento melhor terá possibilidades de desenvolver estratégias de enfrentamento, mesmo diante de grandes obstáculos você poderá identificar solução!
Todo o evento só foi possível ser materializado pela disposição de estudantes comprometidos e colegas de profissão especiais! Que além da discussão agradável se solidarizaram com a necessidade das crianças do Saica Jovens do Futuro em Parelheiros, oferecendo fraldas como pagamento de suas inscrições.


Esse texto tem a expectativa de homenagear a presença e colaboração de todos e evocar novos parceiros.
Gratidão sem fim a todos os presentes, aos que curtiram, compartilharam e comentaram nas redes sociais.
Quando estamos unidos pelo mesmo desejo os resultados são inimagináveis!
E para quem não pode estar presente é só acompanhar as postagens que os informaremos das próximas datas!
Obrigada!



Nenhum comentário:

Postar um comentário