terça-feira, 5 de maio de 2015

COMO O PSICÓLOGO TRABALHA COM AS CRIANÇAS – LUDOTERAPIA

Todos os que têm algo a ver com as crianças deveriam ter essas informações...

"A criança joga (brinca), para expressar agressão, adquirir experiência,
controlar ansiedades, estabelecer contatos sociais como integração
da personalidade e por prazer.”


Trabalho já alguns anos auxiliando pais e crianças e tenho percebido muita dificuldade entre pais, educadores, cuidadores e sociedade geral na compreensão de como se dá esse tipo de atendimento. Sem desprezar a correria do cotidiano que atrapalha ainda mais, para que as pessoas possam parar e entender!Mas antes de qualquer coisa, preciso lhe convidar a mergulhar um pouco em suas lembranças da sua própria infância, como seus pais lidavam com você, os professores, os irmãos menores e maiores, os tios... Evocar seus sofrimentos e dúvidas para entender o “mundo dos adultos”!Estou na casa dos “enta” rsrs minha infância foi marcada com separação clara entre conversa de adulto, onde as crianças nunca estavam presentes, mas morríamos de curiosidade! Mas éramos expulsos para brincar no terreiro! Diferente dos dias atuais, que os pequenos são inundados de conteúdo que não lhes cabe. Vou exemplificar!


V. garoto de 8 anos, matriculado na 2ª série, ótimo aluno, nos últimos meses diminuiu seu rendimento, perdido em pensamentos durante as aulas, solicitou autorização da professora para sair mais cedo, justificando que precisaria passar na banca de jornal. A professora estranhou, tentou investigar um pouco e ele com tranquilidade disse que tinha que ser no horário da aula, para sua mãe não ficar zangada. Pois há meses ajudam com cestas básicas a tia e o tio, ambos desempregados. V. pegou as moedas do seu cofrinho e só precisava que a professora o deixasse sair uns minutos como ele coloca, para comprar um jornal de empregos e também auxiliar a tia.
Sabemos que o relato permite diversas interpretações, mas não é minha intenção aqui e sim dividir minhas inquietações de forma simplista, afinal estou me dirigindo ao público geral! Um menino de 8 anos precisa se preocupar com quem trabalha ou não? O que a carga dessas preocupações podem lhe causar ou mesmo atrapalhar em seu desenvolvimento, contribuindo com a produção de preocupações e ansiedade?



E então como o Psicólogo pode cooperar para afastar as crianças de seus medos, sofrimentos, agressividade, dificuldades de aprendizagem, ou seja, lá qual for a questão? Simples... o profissional vai entrar no mundo da criança, falando através da linguagem infantil as brincadeiras, o lúdico, da sua imaginação! Lembrando que as crianças estão em desenvolvimento, não dispõem de todos os recursos que os adultos detêm, e por conta disso; longos e cansativos sermões não surtem resultado! Além dela não compreender a metade do que foi dito. De contra partida quando elas vivem uma situação, essa experiência as marca de forma diferenciada na memória e nas sensações, atribuindo sentimentos e significados. Assim uma criança que não respeita regras e pessoas poderá se não tratado ter lacunas em sua formação, atrapalhando em sua socialização (a forma como lida com as pessoas e com o mundo).
Mas calma, calma, calma!
Para um bom resultado é preciso que um Psicólogo atenda a família e a criança, compreenda seu funcionamento e identifique onde precisa atuar, ressaltando as potencialidades da criança e selecionando atividades que possam desenvolver o que lhe falta, então não é qualquer um brincando de qualquer coisa com a criança, é um trabalho subjetivo, personalizado até!


Agora de possa de todas essas informações, não demore! Se você é responsável por algum pequeno pode ajuda-lo muito mais do que imagina! E o apoio profissional pode se tratar de uma necessidade momentânea e negligencia-la fará todo diferença no futuro dessa garotada!




Nenhum comentário:

Postar um comentário