quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pra você que quer se REALIZAR !

Por André Rodrigues
Nos dias de hoje há uma busca muito intensa pelo autodesenvolvimento em vários níveis da vida. Muitos desejam melhorias no plano material, outros querem mais saúde e há ainda aqueles que necessitam lapidar aspectos de personalidade, psíquicos, emocionais ou até de relacionamento interpessoal, quiçá familiar.

Para trabalhar com o autodesenvolvimento, existem inúmeros meios, várias e várias técnicas, a maioria com muito bons resultados. Hoje vivemos um momento onde há a abertura do mundo, para novos métodos cada qual com suas vertentes e origens.

Mas antes de continuar eu quero te contar uma história...

Nas mitologias existem os deuses primordiais, são aqueles que vieram antes de todos os outros. Na mitologia grega são chamados Protogonos que em grego significa “nascido primeiro" ou "primordial". São Deuses que surgiram no momento da criação, e cujas formas constituem a estrutura básica do universo.

Bem, essa história é importante porque sempre que buscamos conhecimentos, e certamente temos que fazer isto para um aprimoramento de nós mesmos, devemos procurar fontes confiáveis, de preferência aquelas cujas teorias e conceitos contemplem as estruturas básicas de qualquer conhecimento que pretendemos absorver.

Dito isto, quero apresentá-los a um desses grandes homens que desenvolveu seu pensamento e chegou ao que se chama de Psicologia Analítica ou como ele dizia, Psicologia Profunda. Seu nome... Carl Gustav Jung.

Agora, você pode me perguntar, para que isto me interessaria? Em que a Psicologia Analítica e os conceitos de Jung podem ajudar em meu processo de autodesenvolvimento?

Ora, esta resposta é um pouco longa e profunda... rsrsrs, mas vou tentar ser breve e conciso.


Carl Jung foi um médico psiquiatra suíço que mergulhou nas profundezas da estrutura psíquica humana e desenvolveu métodos e técnicas para acessar o inconsciente, além de trabalhar com a consciência, fortalecendo-a. Elaborou e elucidou estes conceitos e também muitos outros como energia psíquica, memória, emoções, complexos, arquétipo, sombra.

Sua vida e seu estudo foram permeados pela alquimia, pelas artes, pela religiosidade, pelos fenômenos extra e intrapsíquicos, entre tantos outros. Teve uma vida rica em significado e hoje é considerado um dos maiores nomes da psicologia. Viveu junto a grandes personagens da história como Einstein, Freud, Erich Neumann...

Mais do que desenvolver uma teoria, Jung viveu sua vida, refletiu e construiu um conjunto de conceitos que explicam a vida dos seres humanos e mais ainda, explicam a estrutura psíquica humana, ou seja, responde às mais profundas questões:

Porque fazemos o que fazemos? O que nos determina enquanto seres humanos?

Do que precisamos para sermos felizes, para realizarmos a nós mesmos?

Como nos transformar no caminho da auto realização?


Diz Jung (1989, p. 19):
" Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou.
Tudo o que nele repousa aspira a tornar-se acontecimento, e a
personalidade, por seu lado, quer evoluir a partir de suas
condições inconscientes e experimentar-se como totalidade."


Postagem original:

http://www.psicologiaentrenos.com.br/#!Pra-você-que-quer-se-REALIZAR-/c95u/552db6d30cf2d211fed40610

entrenospsicologos@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário