quinta-feira, 16 de abril de 2015

A FALTA DE planejamento na graduação e suas implicações

Por: 

Tatiany Dreger Schiavinato

Olá queridos leitores, como estão todos? Sei que muitos dos que seguem a página e o blog são estudantes de Psicologia e recém formados, e por isso hoje gostaria de escrever sobre o que acontece com muito de nós na graduação! A Falta de planejamento!!!
Digo FALTA de planejamento pois são realmente poucas pessoas, alunos que conseguem cursar a graduação de Psicologia com planejamento quanto à área de atuação, foco em quais eventos devem ir, que tipo de especialização podem fazer, quais atividades lhe agregariam mais experiência, valor etc. E mais raro ainda, são os que saem da Universidade com clareza do que fazer, depois que os 5 anos de curso chegaram ao fim !

De certo vocês já ouviram dizer, aqui ou em outro lugar, que o curso de Psicologia é completamente generalista, com muitos conteúdos, e pouco aprofundamento. Muitas abordagens teóricas, teóricos, testes, estágios .. e? O que fazer com tudo isso ?

Certamente é importante tudo o que aprendemos, e mais certo ainda é que não usaremos tudo o que vimos no dia a dia como profissional, por isso a importância de se planejar, antes do término do curso. Estima-se que somente 35% dos que se formam em Psicologia se inserem na área. Por que será?  Com alguns, pode ser porque realmente perceberam que a Psicologia não os faria felizes, outros por puro e simples falta de planejamento, de visualizar o futuro e agir de acordo para que o desejo se torne realidade.

A falta de planejamento nos leva à:

  • Passar 5 anos estudando de tudo, mas nada com excelência;
  • Sair da universidade literalmente perdidos, sem saber pra onde ir, com quem ir e como ir;
  • Não ter experiência suficiente para começar atuando de forma qualificada e segura, seja qual for sua área de interesse;
  • Muitas vezes trabalhar em áreas que não são de nosso interesse, e utilizando nosso tempo de forma errônea;
  • Desacreditar de nossa profissão e correr o risco de nem entrarmos na área, desistindo antes de começar;

É claro que muito dos estudantes precisam trabalhar 8h para poder pagar a universidade, ou tem famílias e filhos e esse planejamento acaba ficando mais difícil. Mas creio que é muito importante pensarmos nisso, como ir delineando nosso caminho na Psicologia antes mesmo de sermos de fato Psicólogos. Pegar o CRP nos dará a autorização para atuar, mas infelizmente não nos dará um manual de instrução onde trabalhar, como ter sucesso, que cursos fazer, que congressos ir, etc.

Pensando nisso, eu e a Psicóloga Natália Moreno estamos desenvolvendo um Workshop, totalmente gratuito, pra você estudante de Psicologia que deseja aprender as habilidades e competências que te farão sair do curso de Psicologia menos perdido, com mais clareza por quais caminhos percorrer para ser um profissional de excelência.



Se interessou pelo Workshop? Não deixe de se cadastrar no site para receber as novidades por email !! (:

Deixe sua opinião, compartilhe sua experiência conosco e se tiver sugestões, também são muito bem vindas.  Um grande abraço e gratidão por estar acompanhando o blog.




Nenhum comentário:

Postar um comentário