quarta-feira, 22 de abril de 2015

Como reconhecer e combater a Manipulação

Manipular é tentar influenciar comportamento ou ações das pessoas de forma indireta. Em algumas situações a ação é tão sutil que pode passar despercebida, protegida por sentimentos de amor, hábito ou obrigação!

Vivemos um momento de guerra, não física, mas emocional onde se é necessário separar razão e emoção temporariamente para não ser vítima de manipulação psicológica.
Na maioria dos casos o manipulador é uma pessoa próxima e exerce grande poder emocional sobre a vítima. Podemos dizer que são dois tipos: o “maquiavélico” (em busca do seu objetivo, doa a quem doer) e o “bonzinho” (mais sútil, delicado...).


Muitas vezes o agressor usa as mesmas técnicas; chantagem emocional, contra ataca todos seus argumentos e exageram os aspectos negativos, exaltando tudo de ruim que pode acontecer.


Para combater a manipulação é necessário ter consciência de que ela está acontecendo, assim pode se observar melhor e observar como as pessoas estão lidando com você. À medida que se conhece e reconhece suas fraquezas pode te auxiliar a combater esse tipo de agressão.

Muitas pessoas sofrem manipulação psicológica pode ser feita durante toda a vida, mas a partir do momento que ela é percebida pode ser combatida. Claro que no início pode dar muito trabalho, mas o ciclo vicioso precisa ser quebrado e que você é a única pessoa que tem esse poder! Evitando que evolua para uma violência doméstica ou outras formas de abuso.
Aprenda a dizer sim pra VOCÊ! Confrontando escravizações emocionais ou sentimentos de culpa!

Sempre que estiver em dúvida um profissional pode lhe auxilia; identificando ou te fortalecendo para lidar com esse sofrimento!

Cristina L. S. Santana – Email: santana.cristina2005@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário