terça-feira, 14 de abril de 2015

COMO SER FELIZ NO TRABALHO

Realizando uma pesquisa histórica encontram-se vários aspectos negativos relacionados ao trabalho, iniciando pela definição, palavra “Trabalho” vem do latim vulgar tripaliun, que se refere a um instrumento de tortura de três paus empregado no império romano. Olhando as definições religiosas ele é um castigo pela desobediência de Adão e Eva, e por isso mereceram sofrer! Já na Grécia era considerado indigno e delegado aos escravos. Durante a Revolução Industrial sempre associado aos longos períodos de esforços, mais de 10 horas por dia. O tempo passou, as empresas e as pessoas evoluíram e mesmo nos dias atuais acompanho diversos aspectos negativos relacionados ao trabalho. Mas como passar a maior parte do seu dia em um local que não gosta? Fazendo o que não é interessante? Não tem significado? Como dar conta das exigências da empresa se não está feliz?

Além do sofrimento e angústia de cada dia, fico preocupada com a motivação, como produzir sem estar motivado? Sem ter prazer na função que exerce seja ela a mais simples ou com mais alta complexidade!

 O Prazer é que produz sentimentos de utilidade, valorização e reconhecimento! Já que a motivação pode fazer o indivíduo dar o melhor de si e atingir seus objetivos! Você pode e DEVE ter prazer no trabalho. Ele pode de dar alegrias, te proporcionar crescimento, motivação e nem sempre está relacionado ao salário, pode alimentar sua criatividade, ser encarado como superação de desafios, espaço para expressão de seu potencial! A medida que consegue resignificar o trabalho que executa e o ambiente, melhor lidará com os obstáculos que são inerentes a qualquer área!
Se o valor que recebe não satisfaz suas necessidades outras avaliações precisam ser feitas; o valor pago por sua empresa na função exercida corresponde à média do mercado? Suas despesas estão organizadas respeitando o seu salário? Aqui o perigo é gastar mais do que ganha, dessa forma não estará satisfeito nunca! E vale ressaltar que planejamento financeiro não é praticado por todos.
Existem tarefas exaustivas, chatas, mas a maneira de lidar com cada uma delas está relacionada com a sua maneira de lidar com a vida! Se este trabalho não lhe agrada mais como está sua capacitação para concorrer a novas vagas? Novas empresas... Expulse a acomodação da sua vida! O movimento modifica o ambiente!

Para atingir seus objetivos e estar feliz com seu trabalho, é preciso evoluir espiritualmente, profissionalmente (se capacitando) e emocionalmente, assim estará a cada dia mais completo, equilibrando suas emoções e administrando boas escolhas na vida e na carreira!
As coisas mudarão quando puder entender que a insatisfação não está relacionada a uma tarefa chata, a um chefe insuportável, aos colegas invejosos, mas sim a você assumir o papel de Protagonista da sua vida! Acreditar que pode fazer o que quiser e investir para que isso se torne uma realidade faz toda a diferença! Satisfação no trabalho promove qualidade de vida! Cuide-se!



Nenhum comentário:

Postar um comentário