domingo, 14 de junho de 2015

Agradecer Sempre

Muitas pessoas vivem cobrando a vida por não terem alcançado seus desejos, outros afirmam que é dever dos pais pagar a faculdade, dar-lhes carro, cobrir de mimos, será? Deveria ser obvio que antes de receber algo é preciso dar, estar de coração aberto e disponível! 





As relações humanas são pautadas no vínculo, seja ele de amor, amizade ou social, mas ele não determina obediência ou submissão! Ele está relacionado ao dar e receber entre as pessoas, de forma equilibrada, um não é inferior ou superior, há necessidade de igualdade. E se ela não acontecer alguém estará em sofrimento. 


Já ouviu falar de Gratidão? Sabe aquela pessoa que faz algo que o outro gostaria sem esperar nada em troca, e isso faz com que a pessoa que fez e quem recebeu se sintam felizes. Ela proporciona diversos sentimentos benéficos, como amor, amizade e muito mais, podemos considera-la um sentimento nobre.


Ser grato é reconhecer o valor do carinho, do cuidado, do gesto alheio e contribui na formação do caráter, onde o indivíduo se responsabilizada pelas escolhas e pelos resultados delas, sem culpar ou cobrar outros por seus sofrimentos.
Para que haja harmonia entre os homens é essencial uma comunicação clara e respeito mútuo, para que não se produza mágoas.
O que tem dado a vida? As pessoas ao seu redor? Que tipo de semente tem espalhado pelo mundo?




Cristina Santana - Psicóloga e Psicopedagoga
https://www.facebook.com/psicologas.semeando?ref=aymt_homepage_panel



Um comentário: