quinta-feira, 5 de março de 2015

Psicólogo e a Cirurgia Bariátrica



A intervenção realizada no aparelho digestivo, reduz o reservatório O procedimento clínico nos últimos anos tem sido forte aliado no controle efetivo da obesidade mórbida, facilitando o emagrecimento e resgate da saúde. Muitos pacientes se preocupam com a avaliação psicológica, temendo que o psicólogo vete o sonho de mudança. Por ser um procedimento de grande porte e complexo apresenta grandes risco de complicações, com estatística positiva, já que o número de cirurgias no Brasil teve aumento de 90% nos últimos anos e chegando há 72 mil em 2012, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. E dados do Ministério da Saúde, 6.029 foram feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), menos de 1% óbitos. 



Por tudo isso o paciente necessita ter conhecimento detalhado sobre o procedimento, seus riscos e benefícios. Sendo submetido às orientações e avaliação de equipe multidisciplinar pré e pós-cirúrgico. Pacientes obesos apresentam grande sofrimento psicológico em decorrência do preconceito, depositando na cirurgia uma expectativa idealizada de transformação. Muitos acreditam que deixaram de ser tímidos ou mesmo resolveriam problemas nos relacionamentos. 

Na avaliação psicológica devem ser investigados aspectos diversos e possíveis indícios de depressão, distúrbios alimentares, ansiedade, habilidade de administrar mudanças, imagem corporal e transtornos de personalidade. Esse processo vai auxiliar o paciente a se conhecer melhor, compreender suas dificuldades em relação às mudanças obrigatórias com a cirurgia e o principal a adaptação adequada a nova identidade corporal. Quanto maior conhecimento for adquirido, maior o sucesso e menor a possibilidade de reganho de peso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário