terça-feira, 8 de maio de 2012

PREOCUPAÇÃO OU ANSIEDADE?

Atualmente muitas pessoas buscam tudo pronto e perfeito e se possível pra ontem! Vivemos em uma época de múltiplas expectativas e atividades diversas, cada vez mais a palavra ansiedade está presente no cotidiano. Uns perdem o sono, outros roem as unhas, tem aqueles que aumentam o apetite, diante de acontecimentos importantes como provas, entrevista de emprego, casamento, o primeiro dia na escola nova, etc.
É esperado que o novo e desconhecido aterrorize, ocupando a mente com o que pode acontecer.
Uma pesquisa realizada pela Wayne Dyer University revelou que as pessoas passam muito tempo da vida sofrendo pelos acontecimentos passados ou temendo e desejando os futuros, não pensando ou mesmo vivendo o presente. Essa preocupação com o amanhã tira seu foco do hoje.
Ansiedade é boa até certo ponto, pois estimula o homem a ação, mas como tudo que é demais faz mal, deve-se ficar atento, pois a preocupação com o futuro causa muita expectativa, muitas vezes associada à pressa, ao medo, em casos extremos levando ao desespero, podendo migrar para uma psicopatologia: Transtorno de Ansiedade Generalizada, que segundo o DSM-IV carrega como característica a preocupação excessiva, ocorrendo por muitos dias, pelos últimos seis meses, causando inquietação, fadiga, dificuldade de concentração, tensão muscular e irritabilidade. Na maioria dos casos o paciente não consegue reconhecer o problema, nem mesmo controla-lo, causando prejuízo social e profissional.
Se desconfia que algo de errado está acontecendo um profissional é indicado para um psicodiagnóstico e possível tratamento.
Mudando hábitos alimentares, diminuindo a cafeína, incluindo exercícios físicos, cuidando do sono, são ações que contribuem para o equilíbrio físico e mental.
Cuide-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário