quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Obrigação X Prazer na escolha da Profissão:


Antes mesmo do bebê conhecer efetivamente o mundo os pais vão lhe atribuindo papéis, lhe oferecendo um espaço no seio  familiar. Quando ele chuta é comum a mamãe dizer: se continuar desse jeito este menino vai ser jogador de futebol, durante o crescimento brinquedos e brincadeiras apresentam profissões a serem desempenhadas na vida adulta.  E se não bastassem todas as alterações vivenciadas na adolescência, o jovem tem mais uma tarefa árdua a frente; a escolha de uma profissão. Em meio a esse turbilhão de emoções e responsabilidades o jovem tem que lidar com o desejo da família, reconhecer seus próprios desejos e escolher uma profissão que lhe acompanhará pelos próximos anos. Mas será que ele está preparado para realizar essa escolha? E a família apresenta todas as possibilidades ou está tentando projetar no filho os sonhos que não alcançou?
As universidades estão cheias de graduados dedicando tempo e esforço para mudarem   a escolha profissional, seguir outro caminho no mercado. Muitos relatam que escolheram o curso porque os pais pressionaram, outros porque aquele curso era a tendência da época,  outros pensando apenas no retorno financeiro. 
 
Minha experiência profissional fundamentada nos casos que recebo no consultório associada a diversas pesquisas ressaltam a importância de relacionar TRABALHO COM PRAZER. Não estou afirmando que dinheiro não seja importante, porém escolher uma profissão pensando só nele aumenta sua probabilidade de desenvolver doenças psicólogicas, afinal seu desejo é um e sua realidade outra.
Conquistar um título pode dar trabalho, mas mantê-lo é a parte essencial e requer mais esforço. Em ambas as situações o jovem precisa que a família ouça e respeite seus desejos, o apoie quando necessário, o autoconhecimento contribui para a escolha assertiva. Antes de escolher seja sincero consigo, respeite seus limites. 


 
Cristina Santana – Psicóloga Clínica
Tel: (11) 5614-6616 ou 8016-4252
Email: santana.cristina2005@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário